Cada um dá o que tem de melhor. Qual é seu melhor?

O que Você tem a oferecer ao mundo? Ao outro? Ou a Você mesmo? O que Você doa de Você para alegrar a vida dos demais?

Doe o melhor de si

Doe o melhor de si

Pois isto me remete para uma curtinha história que ocorreu quando eu tinha lá pelos meus 10 anos de idade (o que faz pouco) e ajudava (no que podia) meu pai.

Meu pai era pedreiro e recebeu na obra em que estava a visita do Engenheiro que lhe disse saber que ele precisava de dinheiro para tirar seu carro da oficina.



E era verdade. O carro em questão era uma camionetinha Renault 1951 que servia-lhe para seu trabalho. Carregar ferramentas, materiais e empregados. Era um carro muito precioso, tendo lá seus 27 HPs.

Um resquício de contentamento se fez notar em sua face, até que o Engenheiro lhe disse que, nem cobraria juros, se a devolução do valor ocorresse em curto tempo.

Pode parecer mais que justo, uma grande ajuda do Engenheiro e dono da tal obra, não fosse este seu filho.

Meu pai aceitou o valor e ao meio dia foi à oficina. Era uma sexta feira, o carro estava fazendo muita falta.

Lá o mecânico comentou do quanto tinha sido bom ele arrumar o dinheiro para tirar o carro.

Ao ouvir de meu pai a forma que o dinheiro lhe veio às mãos, disse: “deixa este aqui (uns 20% do valor) e devolve o resto pro seu filho”.

Meu pai estranhou e questionou. A explicação foi simples e direta: “Este valor aqui paga as peças. O resto tu me paga quando puder. Pega teu carro e vai trabalhar. Eu preciso menos de dinheiro do que seu filho que é Engenheiro”.

E eu gravei isto para sempre. Cada um dá ao outo o que tem de melhor.

Meu pai deu a todos os filhos, às custas de muito trabalho no que sabia fazer, a possibilidade de estudarem e terem uma formação e profissão melhor que a dele.

Aquele mecânico recebeu seu dinheiro, tenham esta certeza. E ainda mais que isto. Sua atitude e compreensão era de quem já tinha enriquecido de saber, de compaixão. Não precisava tanto assim do dinheiro em si.


E Você, o que dá aos outros? Em que contribui para este mundo ser melhor? Em que ajuda os outros a terem uma vida mais fácil, mais saborosa?

E não estou falando em doar coisas, dinheiro. Você pode doar seu sorriso diariamente. Um bom dia sincero.

Pode doar roupas que não usa mais. Ou roupas novas que compra só para isto.

Pode doar seu tempo compartilhando falas, que julga boas, para com os demais. Imagens como a que ilustra este artigo, colocada a disposição por seu autor.

Pode aprender a fazer uma comidinha muito especial, mesmo que simples, e convidar vez ou outra seus amigos para uma deliciosa prosa.

Mas o importante de tudo é entender que o que Você dá aos outros é seu melhor. Se não está conseguindo doar nada, pense: o que Você tem de bom então?

Autor da imagem: Zeca Baronio

Deixe uma resposta